sábado, 26 de maio de 2018

Luta dos indígenas em BH/MG: o direito à sua identidade, à sua cultura. ...

Luta dos indígenas em Belo Horizonte, MG: o direito à sua identidade, à sua cultura. CEDEFES – 2ª Parte – 23/4/2018.

Terras roubadas, extermínio de etnias, destruição da cultura indígena, escravidão... Como se não bastassem tantas agressões ao longo da história, ainda hoje, os indígenas precisam lutar todos os dias contra o preconceito e a ignorância. Em Belo Horizonte, MG, povos indígenas decidem unir-se, denunciar os maltratos sofridos e lutar pelo direito à cidade e de nela viver a sua identidade, sua cultura, sem serem perseguidos pela Polícia Militar de Minas Gerais, sem serem violentados pela discriminação e consequente exclusão. Essa violação de direitos de que são vítimas os indígenas na capital mineira foi um dos pontos principais abordados na Roda de Conversa realizada no CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva - www.cedefes.org.br ),em Belo Horizonte/MG, no dia 23/4/2018, que teve como tema: “Direitos Indígenas e a questão ambiental: partilhando reflexões para a luta” e contou com a participação de várias lideranças indígenas, da Professora Dra. Alenice Baeta, Historiadora e Arqueóloga, e outros/as integrantes do CEDEFES, do frei Gilvander Moreira, da CPT-MG, do Pablo, da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), entre outros.

*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 23 de abril de 2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.



#freigilvander


Nenhum comentário:

Postar um comentário