domingo, 2 de abril de 2017

Kalil visitou as ocupações da Izidora e reafirmou compromisso de urbanizá-las e não aceitar MCMV nas áreas ocupadas.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, visitou as ocupações-comunidades da Izidora e reafirmou compromisso de urbanizá-las e não aceitar implementar Minha Casa Minha Vida em nenhuma das áreas ocupadas.


Hoje, dia 02/04/2017, das 10h30 às 14h45, o prefeito de Belo Horizonte, MG, Alexandre Kalil, visitou as Ocupações-comunidades-bairros da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória), onde há 4 anos 8.000 famílias moram e já construíram acima de 5.000 casas de alvenaria, em terrenos que não cumpriam sua função social e que tem indícios de grilagem (nove irregularidades na cadeia dominial da matrícula 1202, da Granja Werneck S.A), inclusive. Kalil girou em grande parte da Ocupação Vitória, recebeu inúmeros abraços e o carinho do povo que foi imprescindível na eleição dele.
Kalil ouviu o pronunciamento de várias  lideranças nas três comunidades da Izidora e reafirmou o que já tinha dito às coordenações e aos representantes das Brigadas Populares (BPs), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e das/os advogados/as do Coletivo Margarida Alves, e repetiu nas três ocupações-comunidades-bairros Rosa Leão, Vitória e na Esperança que não aceitará e nem assinará nada para realização do programa Minha Casa Minha Vida na Izidora, que a história de construir prédios na Izidora pela Direcional é página virada, que nenhuma casa será demolida, que se empenhará muito para terminar a demanda jurídica, que regularizará fundiariamente e urbanizará 100% das áreas ocupadas das três ocupações-comunidades da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória).
O prefeito Kalil reafirmou diante de multidões de pessoas presentes em assembleias nas três ocupações da Izidora que acabou a ideia de predinhos na Izidora e que agora é conseguir dinheiro para urbanizar as ocupações. Ficou decretado: Direcional fora das ocupações-comunidades da Izidora! Entramos numa nova fase da luta!
Ao lado de sua esposa Ana, Kalil se emocionou muito ao ver o povo na praça lotada na Ocupação-comunidade Vitória rezando e orando um Pai Nosso, cantando “Nossos Direitos Vêm (bis), se não vêm nossos direitos, o Brasil perde também. Quem negar nossos direitos será negado também. Já chega de tanta conversa sem cumprir para ninguém, mas com todo o povo unido, a luta muda de sentido e nosso direito vem”. E gritando: “Com luta, com fé a casa fica em pé!” (3 vezes). Após ser aplaudido inúmeras vezes pelo povo, Kalil, sua esposa Ana e sua equipe de segurança almoçaram junto com dezenas de pessoas na casa da Aninha e do Adão, comendo comida feita em fogão de lenha, com frutos saudáveis da horta comunitária do Vitória.
Mariana, poetisa da Rosa Leão, e outra poetisa declamaram poesias e o MC Salve, da comunidade Vitória cantaram música que embala nossa luta por moradia. Viva a luta junto com arte e cultura que emancipa!
Que beleza mais uma vitória na renhida, mas justa e necessária luta por moradia própria, digna e adequada. Tenho certeza que Manoel Baía, Kadu e outros companheiros que tombaram nessa luta estão felizes partilhando vida em plenitude, nos inspirando e nos protegendo. Parabéns a todas/os que acreditam na luta coletiva em prol de direitos sociais que só se conquistam na luta. Só perde quem não entra na luta coletiva ou dela desiste. Pátria livre! Venceremos!
Abraço terno.  Frei Gilvander Moreira, pela CPT/MG.

Obs.: Em breve, publicaremos os vídeos registros da visita do Kalil às comunidades da Izidora dia 02/04/2017. Estarão disponibilizados no youtube, nos blogs das ocupações da Izidora, em páginas do facebook e em www.freigilvander.blogspot.com.br , inclusive.


2 comentários:

  1. Até parece que o Kalil é dono do imóvel. Coitado. Enquanto isso o Ministro negou a liminar para os sem terra. Isso vc nao conta né infeliz. Quanto a grilagem, que engraçado o processo passou pelas maos de um Juiz, todos os Desembargadores do TJMG e um Ministro e nenhum deles viu nenhuma grilagem, mas o Sr continua vendo. Será mesmo que o Sr sabe mais do que esse tanto de Magistrado? Pode colocar suas barbinhas de molho, essa gente vai ser escurraçada e nao demora muito... Mas o Sr pode sempre pedir a igreja católica pra doar o terreno que a igreja da boa viagem comprou do Hugo pra eles. Aliás, e a igreja católica heim... comprando "terra que o Sr chama de grilada"... que coisa estranha nao?

    ResponderExcluir
  2. Freigilvander. parabens para nossa conquista. Deus abençoe. Com luta com garra a casa sai marra com luta com fé nossa casa fica em pé. Kalil vc tem nosso apoio pois samos noz classe pobre que faz o Brasil andar,uma terra improdutiva onde ninguém tinha interesse de nada nos povo trabalhador onde pagamos todos nossos imposto cansado da cruz do aluguel. Onde estamos lutando a mais de 4 anos. Onde sozinhos sem ajuda de governo algum fizemos bairro consolidado. Porisso venho agradecer a Deus Freigilvander,kalil e todos que nos apoia... Patria livre. Patria livre. Patria livre. #resisteizidora

    ResponderExcluir