quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Ocupação dos Carroceiros/BH/MG: NÃO HÁ RISCO DE DESABAMENTO! DESPEJO, NÃ...



Ocupação dos Carroceiros/BH/MG: NÃO HÁ RISCO DE DESABAMENTO! DESPEJO, NÃO! - 13/1/2019 - Vídeo 1.

Há mais de sete anos, famílias de carroceiros formam a Ocupação dos Carroceiros, no bairro Tirol, em Belo Horizonte/MG. A área, antes um matagal usado como ponto de desmanche, descarte, criminalidade, transformou-se numa pequena comunidade, organizada por famílias que ali, livres da pesadíssima e cruel cruz do aluguel ou da humilhação da moradia de favor, conseguiram construir suas casas de alvenaria e garantir melhor qualidade de vida para seus filhos. Na Ocupação dos Carroceiros, a convivência é fraterna, criaram laços afetivos uns com os outros. Ali, na região do Tirol, as famílias da Ocupação são usuárias do serviço de saúde, seus filhos estudam em escolas próximas. As famílias da Ocupação dos Carroceiros convivem também de forma afetiva com seus cavalos e éguas, garantindo-lhes um espaço próprio para descanso e alimentação adequada. A Ocupação dos Carroceiros está sob ameaça de despejo. A justificativa que lhes foi dada pela Prefeitura de Belo Horizonte é que a Ocupação está em em área de risco de desabamento, o que não é verdade. Laudo técnico, imparcial, do perito Dr. Carlos von Sperling Gieseke, que esteve na Ocupação na manhã do dia 25 de dezembro de 2018, para vistoriar o terreno e as casas, afirma categoricamente, sem sombra de dúvidas, que a comunidade não está localizada em área de risco. Com apoio do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e da CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra), as famílias estão determinadas a lutar contra esse despejo injusto. É que a Ocupação não aconteceu por acaso, foi a única alternativa que tinham de moradia. E agora, com a Ocupação consolidada, bem estruturada, sem ter para onde ir, sem a menor condição de pagar aluguel, as famílias da Ocupação dos Carroceiros esperam que o Prefeito Alexandre Kalil, de Belo Horizonte, cumpra com a promessa feita durante campanha eleitoral de que não realizaria despejo das Ocupações. Pelo sagrado direito à moradia, pelo respeito ao princípio da dignidade humana, todo apoio à Ocupação dos Carroceiros, no Tirol, em Belo Horizonte/MG. Despejo, não!

Na Ocupação dos Carroceiros, no Tirol, em Belo Horizonte, MG,
 dia 13/01/2019. Foto: G. L. Moreira

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da colaboradora da CPT-MG. Belo Horizonte, MG, 13/1/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário