quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A Ocupação dos Carroceiros em BH/MG é segura! Despejo, não! - Vídeo 2 - ...



A Ocupação dos Carroceiros, no Tirol, em Belo Horizonte, MG, é segura! Despejo, não! Vídeo 2 - 13/1/2019.

A Ocupação dos Carroceiros, no Tirol, em Belo Horizonte, MG, está sob ameaça de despejo. Uma decisão injusta que não pode ser concretizada. Há mais de sete anos, nove famílias ocupam terreno antes totalmente abandonado, sem cumprir qualquer função social, tomado por imenso matagal e servindo de depósito de toda espécie de descarte e entulhos. Sem qualquer condição de pagar aluguel, vítimas da especulação imobiliária que se fortalece cada vez mais pelo poder do capital e dos capitalistas, essas famílias de carroceiros, por extrema necessidade, sem outra alternativa de moradia, decidiram pela Ocupação. Agora, com a Ocupação consolidada, bem organizada, já com todas as casas de alvenaria, com espaço adequado para os cavalos e éguas, com os quais convivem de forma respeitosa, afetiva, harmoniosa e tendo também criado entre si laços sólidos de afetividade, numa convivência fraterna, solidária, de luta coletiva, as famílias agora vivem a angústia da expectativa de um possível despejo que, podemos dizer, inadmissível sob o ponto de vista legal, ético e humano. Os argumentos apresentados não correspondem à realidade da Ocupação. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, alega que a área é de risco de desabamento, e alega ainda que, em função da passagem do trem em estrada de ferro próxima à Ocupação, as casas estariam ameaçadas. Acontece que laudo técnico e totalmente imparcial do geólogo e perito renomado, Dr. Carlos von Sperling Gieseke, confirmou, categoricamente, que a Ocupação é segura, que a área onde estão construídas as casas não é de risco, nem em relação ao terreno, nem em relação à passagem do trem. O MLB (Movimento de Luta nos bairros, vilas e favelas) e a CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra) acompanham a luta das famílias da Ocupação dos Carroceiros e juntos vão continuar lutando pela permanência das famílias na área, para que lhes seja garantido o direito à moradia digna e o respeito a tudo que ali já foi construído. Além disso, a vida das famílias já está inserida nesse espaço: seus filhos frequentam escolas públicas da região, os moradores da Ocupação dos Carroceiros são usuários do serviço de saúde do Tirol e ali está construída com muito trabalho e suor uma verdadeira comunidade com nove casas de alvenaria. A Ocupação dos Carroceiros é segura! Despejo, não!

Foto montagem: N. A. S. Oliveira

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Belo Horizonte,MG, 13/1/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário