quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais acontecerá na Arquidiocese de Uberaba, na cidade de Romaria.


XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais acontecerá na Arquidiocese de Uberaba, na cidade de Romaria.

Primeira reunião de preparação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, na Cúria da Arquidiocese de Uberaba, dia 11/02/2019. Foto: Fabiano L. dos Santos

Com alegria, anunciamos que a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais acontecerá na Arquidiocese de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na cidade de Romaria, dia 10 de novembro de 2019, será promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG), Arquidiocese de Uberaba, Santuário de Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja (na cidade de Romaria), Cáritas Regional MG e Cáritas Diocesana e terá a participação, tanto na preparação quanto na realização, das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base, movimentos sociais, enfim, todas as forças vivas que se comprometem com a luta em prol da superação de todas as injustiças socioambientais que violentam a dignidade humana e a dignidade da mãe terra, da irmã água e de todos os biomas, animais e seres vivos.
Após várias conversas, dia 11 de fevereiro de 2019, na Cúria da Arquidiocese de Uberaba, em reunião presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da arquidiocese de Uberaba, foi confirmada a realização da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, na Arquidiocese de Uberaba. De forma processual, a XXII Romaria terá a Celebração Final dia 10 de novembro de 2019, um domingo, no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja, na cidade de Romaria.
A coordenação da Comissão Pastoral da Terra, em Minas Gerais (CPT/MG), e todos/as agentes de pastoral da CPT/MG agradecem, de coração, ao arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, ao coordenador arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Célio Pereira Lima, ao padre Ronan Belo Júnior, animador das Comunidades Eclesiais de Base da arquidiocese de Uberaba, ao padre Márcio Antônio Rezende Ruback, pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria, irmã Sônia (Carmelita Missionária de Santa Terezinha), leigos e leigas e várias pastorais sociais presentes na primeira reunião de preparação da XXII Romaria.
Após 21 anos de Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais em outras dioceses do estado, pela primeira vez a Romaria acontecerá na Arquidiocese de Uberaba. Entretanto, é bom recordar que no Triângulo Mineiro já aconteceram 35 Romarias da Terra.  A XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas compreenderá um processo que envolverá reuniões de preparação, produção de subsídios, missões, seminários, pré-romarias e terá como ponto culminante a Celebração Final no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja, na cidade de Romaria, dia 10 de novembro próximo.
É bom recordar que a Comissão Pastoral da Terra, em Minas Gerais, iniciou no Triângulo Mineiro – que está sobre parte do Aquífero Guarani -, em 1978, três anos após ser criada na Amazônia entre os camponeses posseiros que estavam sendo expulsos e expropriados pelo avanço da fronteira agrícola. Na primeira reunião da Comissão de Preparação da XXII Romaria foi lembrado que a cidade de Romaria tem como padroeira Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja, enquanto nós estamos no estado de Minas Gerais enlameado pela lama tóxica do crime da mineradora Vale e do Estado, que além de matar centenas de pessoas, matou o Rio Paraopeba e está contaminando ainda mais o Rio São Francisco que já está na UTI. Devemos apresentar Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja como Padroeira dos Atingidos e Atingidas por Barragens e por mineração.
Lembramos que “Uberaba”, palavra de origem tupi, significa “água cristalina”. Que essa XXII Romaria nos inspire e nos motive no compromisso de tornar límpidas nossas águas, de libertar a mãe terra, para que sejam acessíveis a todas e todos, geradoras de “vida e vida em abundância” (Jo 10,10).
Sob as bênçãos de Nossa Senhora D’Abadia da Água Suja e de São Francisco de Assis, padroeiro da Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, convidamos todas as pessoas de boa vontade e as forças vivas a se somarem conosco na organização e realização da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais que acontecerá em processo de mutirão e reunindo todos/as que são filhos e filhas da mãe terra e da irmã água. A terra é mãe, é sagrada. “O Espírito de Deus está nas águas” (Gênesis 1,2). A água é sagrada e fonte de vida. A terra é o corpo que tem como sangue a água. Não é possível salvar as águas sem partilha, socialização e democratização da mãe terra.
Bem-vindos/as à XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais.

Belo Horizonte, MG, 13 de fevereiro de 2019.

Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

Foto: Divulgação / www.arquidiocesedeuberaba.org.br 

Fotos: N. A. S. Oliveira


Obs.: Cf. também Notícia sobre XXII Romaria das Águas e da Terra no site da Arquidiocese de Uberaba:


Nenhum comentário:

Postar um comentário