terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Direito ao território e à dignidade: Acampamento Cigano São Pedro/Ibirit...



Direito ao território e à dignidade: Acampamento Cigano São Pedro, em Ibirité, MG. Vídeo 1 - 13/1/2019.

Em Ibirité/MG, região metropolitana de Belo Horizonte, a Comunidade Cigana do Acampamento Cigano São Pedro, há mais de sete anos luta por direitos fundamentais que garantam às famílias do acampamento viver com dignidade. A base de todos esses direitos está no direito ao território, para que possam fincar de vez suas tendas, viver com segurança, em harmonia, de acordo com sua cultura, suas tradições, mas com o respeito do Poder Público, que lhes é devido como cidadãos e cidadãs. Após anos de luta e resistência e com a ajuda de uma grande Rede de Apoio formada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE/MG), área dos Direitos Humanos, CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva), CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra), professores e professoras e universitárias e universitários (UEMG), Advogadas e Advogados Populares da RENAP (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares), Centro Universitário Izabella Hendrix, entre outros/as, conseguiram suspender uma liminar de reintegração de posse e, em dezembro de 2018, conquistaram na Justiça o direito a terem realizados no terreno serviços de limpeza, drenagem e construção de banheiros feminino e masculino, o que lhes permitiria viver num espaço decente, limpo, livre de contaminações. Nesse vídeo, o depoimento das lideranças da Comunidade, Valdinalva e Itamar, que apresentam com satisfação os serviços realizados, falam de projetos a serem desenvolvidos na área, mas falam também dos serviços que ainda não foram feitos e que já deveriam ter sido efetuados pela Prefeitura de Ibirité, segundo exigência do MPF. Também nesse vídeo, depoimentos de outros ciganos da Comunidade que falam de suas origens, de sua cultura e de sua luta por sobrevivência.

Valdinalva e as crianças Thaís e Yasmin, ciganas do
Acampamento São Pedro, em Ibirité, MG. Foto: Frei Gilvander

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Ibirité/MG, 13/1/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário