quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Vem aí a XXII Romaria das Águas e da Terra de MG/Arquidiocese de Uberaba...




Vem aí a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, a ser realizada na cidade de Romaria, Triângulo Mineiro, Arquidiocese de Uberaba/MG - 1ª Reunião de preparação - Uberaba/MG - 11/2/2019.

Com alegria, anunciamos que a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais acontecerá na Arquidiocese de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na cidade de Romaria, dia 10 de novembro de 2019. A primeira reunião em preparação a essa Romaria aconteceu na segunda-feira, 11 de fevereiro/2019, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Uberaba. A reunião foi presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, e contou com a participação do coordenador arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Célio Lima, do animador das CEBs da Arquidiocese, padre Ronan Belo Júnior, da Irmã Sônia, Carmelita Missionária de Santa Terezinha, de leigos e leigas da Arquidiocese de Uberaba, e de integrantes da CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra): Edivaldo, padre Ernesto, frei Gilvander, frei Rodrigo (Integrante também da Comissão de Mineração da CNBB), Ítalo e Marcos. Agradecemos também ao padre Márcio Ruback, pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, em Romaria, por acolher, com entusiasmo missionário e profético, a celebração de culminância da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. A XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais será promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG), Arquidiocese de Uberaba, Santuário de Nossa Senhora D’Abadia de Água Suja (na cidade de Romaria), Cáritas Regional MG e Cáritas Diocesana e terá a participação, tanto na preparação quanto na realização, das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base, movimentos sociais, enfim, todas as forças vivas que se comprometem com a luta em prol da superação de todas as injustiças socioambientais que violentam a dignidade humana e a dignidade da mãe terra, da irmã água e de todos os biomas, animais e seres vivos. Lembramos que “Uberaba”, palavra de origem tupi, significa “água cristalina”. Que essa XXII Romaria nos inspire e nos motive no compromisso de tornar límpidas nossas águas, de libertar a mãe terra, para que sejam acessíveis a todos e todas, geradoras de vida e vida em abundância (cf Jo 10,10). Sob as bênçãos de Nossa Senhora D’Abadia e de São Francisco de Assis, padroeiro da Romaria das Águas e da Terra, em Minas Gerais, convidamos todas as pessoas de boa vontade, as forças vivas a se somarem conosco na organização e realização da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais que acontecerá em processo de mutirão e reunindo todos/as que são filhos e filhas da mãe terra e da irmã água. A terra é mãe, é sagrada. O Espírito de Deus está nas águas. A água é sagrada. A terra é o corpo que tem como sangue a água. Não é possível salvar as águas sem partilha, socialização e democratização da mãe terra. Bem-vindos/as à XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais!

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, no Triângulo Mineiro, acolhendo a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais que acontecerá dia 10/11/2019, na cidade de Romaria. Foto: frei Gilvander
*Filmagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Uberaba/MG, 11/2/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário