terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Comunidade Cigana S. Pedro/Ibirité/MG exige conclusão de serviços pela P...



Amparada pela Justiça, Comunidade Cigana São Pedro, em Ibirité/MG, exige conclusão de serviços pela Prefeitura. Vídeo 2 – 13/1/2019.

Ibirité, município da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, tem impregnada nos seus quase 56 anos de história, a vida de centenas de famílias ciganas que lá residem. Um grupo dessas famílias vive, há mais de sete anos, no Acampamento Cigano São Pedro, no bairro São Pedro. Durante esses anos, vêm lutando pelo direito ao território e por direitos fundamentais que lhes permitam viver com dignidade e segurança. O terreno onde há anos fincaram suas barracas estava abandonado, sem cumprir qualquer função social. Mesmo assim, uma Ação de Reintegração de Posse foi movida contra a Comunidade. Como povos tradicionais e pelos direitos que lhes são garantidos, contaram, e continuam contando, com uma grande Rede de Apoio, o que possibilitou-lhes conquistar a suspensão da reintegração de posse e outros direitos. Dessa Rede de Apoio fazem parte o Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE/MG), pessoal da área de Direitos Humanos, CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva), CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra), Advogadas e Advogados Populares da RENAP (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares), professores/as da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), Centro Universitário Izabella Hendrix, entre outros/as. Nesse vídeo, os depoimentos de Itamar e Valdinalva, lideranças da Comunidade Cigana São Pedro, que mostram os serviços que ainda precisam ser feitos pela Prefeitura de Ibirité, em cumprimento à RECOMENDAÇÃO do Ministério Público Federal, como conclusão do serviço de limpeza, acertamento do terreno, reparo de buracos, construção dos banheiros feminino e masculino. A falta desses serviços impossibilita a reorganização do Acampamento Cigano, tal qual deve ser. Enfim, amparada pela Justiça, a Comunidade Cigana do Acampamento São Pedro, em Ibirité/MG, exige da Prefeitura a conclusão dos serviços já iniciados e a realização dos serviços pendentes.

Amostra da Comunidade Cigana São Pedro, em Ibirité,
região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Foto: frei Gilvander

 *Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Ibirité/MG, 13/1/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário