sábado, 1 de setembro de 2018

Grupo Musical Canastreiro na 2ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Águas/Terra/MG/5...



Cancioneiro Popular - Grupo Musical Canastreiro na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG: 5ª Parte. 05/8/2018.

Em toda a história do Povo de Deus, vemos a presença da música animando esse povo peregrino. Experiências e ensinamentos eram transmitidos também por meio dos cantos. Cantando as canções que animaram seus antepassados a fazer a difícil travessia no deserto em busca de libertação tornavam também mais suave a caminhada. Cantando louvores ao Deus da Vida, sentiam fortalecida sua fé e renovada sua esperança. Cantando também falavam de suas angústias, de suas lutas, de suas conquistas. E foi cantando que Maria reafirmou sua fé e fez a belíssima aclamação do Deus Libertador dos pobres e oprimidos, ao sentir pulsar em seu ventre a vida de Jesus, Deus encarnado na humanidade. A música continua animando o povo de Deus em romaria. Cantando a caminhada e na caminhada, romeiros e romeiras se fortalecem, se confraternizam, fazem ressoar sua voz de luta, de resistência, de ternura e de fé na simplicidade da vida que tem que ser justa, digna, com qualidade para todos e todas. Nesse vídeo, momentos de cantoria com o Grupo Musical Canastreiro, na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, realizada no Santuário Sagrado da Serra da Canastra, bem próximo às nascentes do São Francisco, em São Roque de Minas, dia 05/8/2018. Canções populares que encantam, animam e alegram o feliz encontro de irmãos e irmãs. Anima e encanta também conhecer e aprender as canções muito bem escolhidas e reunidas no Cancioneiro da XXI Romaria das Águas e da Terra, que terá sua culminância no dia 16/9/2018, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz, MG. Cantando, romeiros e romeiras seguem a caminhada “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”, com a firme disposição de cuidar melhor da mãe terra, da irmã água, dos povos canastreiros e de toda a biodiversidade.

Grupo musical canastreiro na 2a pré-Romaria das Águas e 
da Terra de MG, na Serra da Canastra, em São Roque de Minas. 
Foto: M. R. O. Carneiro.

*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular da RENAP. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário