sexta-feira, 21 de setembro de 2018

24º Grito dos Excluídos/BH/MG – Vida em primeiro lugar! - 3ª Parte - 07/...



XXIV Grito dos Excluídos, em Belo Horizonte/MG – Vida em primeiro lugar! - 3ª Parte - 07/9/2018.

“Até quando nós vamos ter que fazer Grito dos Excluídos”? – Perguntava frei Gilvander aos participantes da caminhada com o Grito dos Excluídos, em Belo Horizonte/MG. Será a resposta uma utopia? Com certeza, não. Manter a resistência e seguir firmes na caminhada construída no esperançar de todos e todas que acreditam que é possível construir uma sociedade justa, fraterna, solidária, sustentável ecologicamente e ecumênica. Uma Pátria verdadeiramente livre onde a democracia, a soberania do país, sua história e sua memória sejam respeitadas, todos e todas possam viver com dignidade, a Natureza seja respeitada, com a Mãe Terra e a Irmã Água – dons do Deus da Vida, direitos de todos e todas - tendo a atenção, o respeito e o cuidado que lhes são devidos. Em Belo Horizonte, milhares de pessoas fizeram ressoar esse grito: “Vida em primeiro lugar! Desigualdade gera violência: basta de privilégios!” Essa mobilização popular que se fez presente em todo o Brasil é que pode vencer o avanço da força opressora do capitalismo e dos capitalistas e sua participação no Poder Executivo e Legislativo (com apoio de grande parte do Judiciário) que não têm o menor escrúpulo ao propor, aprovar e defender medidas politiqueiras criminosas, que só fazem aumentar a desigualdade, a miséria e a violência social. Somente uma ampla mobilização popular é que pode interromper o golpe em curso e fazer valer os direitos fundamentais, o respeito aos povos tradicionais, aos camponeses e camponesas, ao povo negro, aos jovens, aos LGBTs, a todas as populações das periferias, aos Movimentos Populares, enfim, fazer com que seja garantido a todos e todas o respeito à sua dignidade. 

24o Grito dos Excluídos/as em Belo Horizonte, MG.
Foto: Lucas Prates/HOJE EM DIA.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. 2ª Parte. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 07/9/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário