segunda-feira, 20 de maio de 2019

"Destruir o Meio Ambiente é destruir a Vida"/Padre Fernando/CMI/COPAM - ...





“Destruir o Meio Ambiente é destruir a vida”- afirma Padre Fernando contra mineração na Serra da Piedade, em Caeté, MG, na reunião da CMI do COPAM. Belo Horizonte, MG – 22/2/2019.

No dia 22 de fevereiro de 2019, mesma data em que a pressão popular fez história e provocou a mudança da postura dos deputados estaduais quanto ao projeto “Mar de Lama Nunca Mais”, aconteceu, no mezanino da Rodoviária de Belo Horizonte, uma reunião da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental) que teve como pauta a retomada da mineração na Serra da Piedade, um dos mais importantes patrimônios de Minas Gerais. Durante a reunião, além de Conselheiros, vários representantes das comunidades atingidas por barragens, de movimentos sociais, ambientalistas, a Igreja Católica, Nos clamores dos manifestantes a lembrança da existência dos instrumentos legais de proteção, da documentação incompleta apresentada pela mineradora AVG, que pratica a mineração na Serra da Piedade, o chamado à responsabilidade pelo Estado e pelos Conselheiros... Mesmo sob fortes protestos, após 14 anos de interrupção da mineração pela AVG, por decisão judicial, a CMI aprovou a retomada de atividades minerárias na Serra da Piedade, que é tombada como patrimônio histórico e contém cinco instrumentos de proteção ambiental. Por sete votos favoráveis e três contrários, além de duas abstenções, a AVG recebeu duas licenças ambientais obtidas concomitantemente (LP – Licença Prévia e de LI – Licença de Instalação) que lhe garantem o direito de retomar seu empreendimento. Nesse vídeo, fala terna e profética de Padre Fernando César do Nascimento, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, município de Caeté, MG.
* Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário