sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Vem chegando a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais: dia 10 de novembro de 2019, em Romaria, MG.


Vem chegando a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais: dia 10 de novembro de 2019, em Romaria, MG.


Inspirados pelo tema Com a Mãe Abadia, os filhos e filhas e toda a natureza clamam em dores de parto e o lema Das águas sujas, em Romaria, na luta pela terra e pelas águas, fontes de vida, padres, diácono, leigos e leigas, representantes de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), movimentos e pastorais das cidades de Romaria, Uberaba, Uberlândia e Patrocínio realizaram a 11ª reunião de preparação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja celebração de culminância vai acontecer dia 10 de novembro próximo, na cidade de Romaria, Alto Paranaíba, Arquidiocese de Uberaba, MG.
Entre os participantes da reunião estavam o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, padre Márcio Ruback; Waldeci, José Oliveira e frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG); padre Ronan, da Paróquia São José da Gameleira e animador das CEBs da Arquidiocese de Uberaba; diácono Yuri; Luzia, das CEBs de Uberlândia, além de várias lideranças da Paróquia de Romaria e outras paróquias da Arquidiocese. O reitor do Santuário, Padre Márcio Ruback, acolheu fraternalmente a todos e todas e dirigiu a oração inicial. Em seguida, frei Gilvander fez memória das dez reuniões já realizadas, apresentando relato de uma bonita caminhada de planejamento, preparação e de ações concretas em diversas comunidades da Arquidiocese, com destaque para a visita peregrina da imagem de São Francisco de Assis que está percorrendo 14 paróquias e para os Grupos de Reflexão que realizam, nesse segundo semestre do ano de 2019, Seis Encontros de preparação à XXII Romaria, integrados no Caderno Popular da Arquidiocese de Uberaba.
Vários foram os encaminhamentos dessa fecunda reunião relacionados à divulgação da XXII Romaria, à discussão do Tema e Lema em seminários, Rodas de Conversa e outros eventos em instituições de ensino superior das cidades circunvizinhas a Romaria, à Semana Missionária e à programação do dia 10 de novembro/2019, um domingo.
Um dos pontos altos nessa caminhada da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais vai ser a Semana Missionária a ser realizada de 02 a 09 de novembro/2019, em parte da Arquidiocese de Uberaba e das Dioceses de Uberlândia e Patos de Minas. No dia 1º de novembro, todos os missionários e missionárias participarão de Encontro de Formação em Uberlândia.
O grande empenho de muitas pessoas envolvidas em várias cidades da região, a dedicação da equipe de coordenação e, de modo especial, a alegria evangélica e a responsabilidade com que o Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba,  Dom Paulo Peixoto, o reitor do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, Padre Márcio Ruback, e a comunidade de Romaria acolhem essa XXII Romaria, fazem-nos vivenciar a feliz expectativa de uma expressiva participação de romeiros e romeiras e a certeza de um lindo e profético encontro dia 10 de novembro na cidade de Romaria!
Nessa 11ª reunião, tivemos ainda a alegria de conhecer a linda música criada pelo músico, compositor e cantor das CEBs, João Bento, para o tema e lema da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja divulgação fazemos junto com o vídeo gravado ao final dessa reunião.
Nesse tempo de tantos crimes cometidos contra a mãe terra, contra a irmã água e contra as filhas e filhos de Deus e da mãe terra, em nosso estado de Minas Gerais e no Brasil, tempo de liberação desenfreada de agrotóxicos a espalhar ainda mais veneno no meio ambiente e nos alimentos que consumimos, faz-se urgente nossa tomada de posição corajosa e profética de denúncia das situações de morte e do anúncio da esperança ativa, transformadora, libertadora!  
Convidamos todas as pessoas de boa vontade para nos unirmos em torno da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. Vamos organizar caravanas em nossas cidades e seguirmos, em romaria, em defesa da vida em toda sua biodiversidade, como verdadeiros seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que defendeu e defende a vida em abundância para todos e todas e para toda a criação (Cf. Jo10,10).
Obs.:
1) Serão vendidas camisetas da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, no valor de R$20,00.  Sugerimos que se realize a comunicação nas comunidades para que o pedido seja feito em conjunto e assim seja mais fácil e prático o processo. Os pedidos deverão ser feitos diretamente à Secretaria do Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, pelo telefone 0xx34 3848 1125, com Celeida.
2) No dia 10 de novembro/2019, dia da XXII Romaria, às romeiras e aos romeiros da mãe terra e da irmã água serão oferecido almoço na cidade de Romaria, no valor simbólico de R$5,00.

          A mãe terra, a irmã água e toda a criação contam com nossa participação nessa luta em defesa da vida! Sigamos, inspirados por São Francisco de Assis, Patrono da Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, e com as bênçãos da Mãe Abadia da Água Suja, padroeira também dos atingidos pela mineração!
Equipe de Coordenação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais
Romaria, Alto Paranaíba, Arquidiocese de Uberaba, 04 de outubro de 2019.

Link do vídeo gravado por frei Gilvander ao final da reunião de preparação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, em Romaria, dia 1º de outubro de 2019: CONVITE – Está chegando a XXII Romaria ... Bem vindos/as!




Nenhum comentário:

Postar um comentário