domingo, 30 de junho de 2019

Dom Darci levanta preocupações e faz sérias perguntas sobre mineração no...



Dom Darci, arcebispo de Diamantina, levanta preocupações e faz sérias perguntas sobre mineração no Serro, MG. Vídeo 1. 25/6/2019.

IGREJA CATÓLICA REALIZA ENCONTRO PARA DEBATER A MINERAÇÃO NO SERRO, MG. Mais de 600 pessoas se reuniram terça-feira, 25/06/2019, das 19 às 21h, na Igreja Matriz do Serro, na região do Alto Jequitinhonha, MG, no Encontro de Formação e Informação sobre a Mineração, promovido pela Arquidiocese de Diamantina e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Serro. O encontro foi conduzido pelo Arcebispo Dom Darci Nicioli e contou com a exposição de representantes da Comunidade Quilombola de Queimadas, MAM, Ministério Público, Pesquisador da UFMG que analisou criticamente o projeto apresentado pela mineradora Herculano, Prefeito Municipal do Serro e dono da mineradora Herculano. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre os impactos que a mineração poderá causar na região, caso se instale, para que a população serrana se posicione, participe e se mobilize e em torno desta questão. Durante o encontro a mineradora Herculano foi contundentemente questionada sobre os danos que a exploração minerária poderá provocar ao abastecimento de água, produção de alimentos, segurança da população, turismo e ao patrimônio histórico cultural da região do Serro. Também foi ressaltada a importância da anulação da declaração de conformidade para o empreendimento e foram cobrados da Prefeitura Municipal do Serro a realização de estudos independentes que analisem criticamente as informações apresentadas pela mineradora Herculano e a garantia de participação popular nos processos de decisão sobre a mineração no município do Serro.

#MineraçãoAquiNão é o grito geral do povo do Serro.
#SerroLivredeMineração é o objetivo que está sendo perseguido por todos que amam o próximo. Por um país soberano e sério: contra o saque dos nossos minérios!

Dom Darci Nicioli, arcebispo da Arquidiocese de Diamantina, MG, revela preocupação e levanta sérias perguntas sobre o projeto de Mineração no município do Serro, MG. Foto: frei Gilvander

*Filmagem e edição de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Serro, MG, 25/6/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário