sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Eucaristia:Compromisso/1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas/Terra/MG/Arco...




Eucaristia: Compromisso com o Projeto de Deus/1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas e Terra/MG/Arcos. 7a Parte. 23/6/2018.

O Espírito de Deus está nas águas e na terra. Cuidar das águas e da terra é estar em comunhão com Deus e com toda a criação. Com fé e com as exigências que esta fé propõe, a 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais teve sua culminância com a Celebração da Eucaristia. Durante toda a tarde do dia 23/6/2018, intensos foram os momentos de reflexão em torno do tema e do lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça” e “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Fortaleceu-se nos participantes a certeza da urgência de se desenvolver ações concretas de revitalização e preservação da mãe terra e da irmã água, vítimas da depredação pelo sistema capitalista que oprime, explora e destrói vidas e a vida em toda sua biodiversidade. Numa região que vê o Rio São Francisco com suas nascentes agonizar pelo uso indevido das águas e da terra, celebrar a Eucaristia é comprometer-se com o Projeto de Deus que tem a ver com justiça agrária, justiça ambiental e justiça social. A XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais terá sua culminância no dia 16/9/2018, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, das 7h30 às 14h e é um convite a todos e todas para que se deixem iluminar pela encíclica do Papa Francisco – Laudato Si (Louvado Seja) – que tem na sua centralidade a defesa da Ecologia Integral, que, a partir do cuidado com a mãe terra e a irmã água, propõe dignidade e vida abundante para todos os seres vivos. Nesse vídeo, a 7ª parte, em filmagem de Zenaido Lima da Fonseca, Engenheiro Agrônomo da EMATER/MG em Arcos, com parte da Celebração Eucarística que marcou o encerramento da 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG, em Arcos, no dia 23/6/2018. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG.


* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário