terça-feira, 21 de agosto de 2018

Defesa do ambiente, garantia de vida/Dom Mauro Morelli/2ª Pré-Romaria/XX...





Defesa do meio ambiente, garantia de vida: Dom Mauro Morelli na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG.5/8/2018, na Serra da Canastra, MG.

A XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais chega ao Santuário Ecológico Natural da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, MG.  Chegar às nascentes do Rio São Francisco é chegar às fontes de vida  que brotam da Mãe Terra que dá forma à Irmã Água que se derrama plena sobre as pedras, e segue se abrindo em acolhida, cantando com toda a natureza o louvor da criação do Deus da Vida. É nesse santuário sagrado e natural que foi realizada, no dia 05/8/2018, a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. O momento exige reflexão e comprometimento de todas as pessoas de boa vontade e de todas as forças vivas das igrejas e da sociedade, em defesa do Povo Canastreiro, da Serra da Canastra, de suas riquezas naturais; riquezas estas que, como muito bem nos alerta Dom Mauro Morelli, pertencem à humanidade, e não podem ser disponibilizadas para a satisfação da cobiça, da ganância, dessa ambição desenfreada dos capitalistas que seguem ferindo a Mãe Terra, matando a Irmã Água, destruindo a vida em toda a sua biodiversidade, para alimentar o sistema capitalista que explora, oprime e expulsa irmãos e irmãs de suas Comunidades Tradicionais.
Nesse vídeo, frei Gilvander conversa com Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito da Diocese de Duque de Caxias, RJ, que apresenta as maravilhas e as riquezas da Serra da Canastra,  em São Roque de Minas, MG e fala dos crimes cometidos contra esse Santuário Ecológico Natural e da importância de se fortalecer a luta por sua preservação e em defesa de todas as Comunidades Tradicionais  que ali habitam e utilizam as terras e água para sua sobrevivência.
*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. São Roque de Minas, MG, 05 de agosto/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário