domingo, 23 de março de 2014

UNAMINA INTERNACIONAL MANIFESTA APOIO ÀS OCUPAÇOES URBANAS DE BELO HORIZONTE A PARTIR DA OCUPAÇÃO ROSA LEÃO.

UNAMINA INTERNACIONAL MANIFESTA APOIO ÀS OCUPAÇOES URBANAS DE BELO HORIZONTE A PARTIR DA OCUPAÇÃO ROSA LEÃO.
Irmã Dalila Aparecida e Irmã Idalina.

UNANIMA Internacional é uma organização não governamental (ONG) que defende em nome de mulheres e crianças (especialmente os que vivem em situação de pobreza), imigrantes e refugiados, e ao meio ambiente. Nosso trabalho se dá principalmente na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, onde nós e outros membros da sociedade civil temos como objetivo educar e influenciar as decisões políticas a nível global. Em solidariedade, nós trabalhamos para a mudança sistêmica para alcançar um mundo justo.
A UNAMINA INTERNACIONAL é composta por 18 congregações de irmãs/freiras cujas 17.500 irmãs trabalham em 79 países. Trazemos as suas vozes, preocupações e experiências como educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais e agentes de desenvolvimento para as Nações Unidas.”
Após termos visitado as famílias da Ocupação Rosa Leão e participado da Assembléia dos mesmos, com a assessoria de Frei Gilvander, dia 22/03/2014, sábado. Apoiamos a luta das ocupações por terra e moradia. A Congregação das Vedrunas, através de UNANIMA, ENTIDADE INTERNACIONAL, apoia a organização e luta do povo por seus direitos básicos e por vida mais digna.
A partir da Ocupação Rosa Leão, Deus armou sua tenda no meio do povo das Ocupações.
A marcha do deserto prossegue hoje. Deus permanece junto de seu povo que caminha, em meio a um sol escaldante, a pé, desde a ocupação Rosa Leão até a Av. Afonso Pena, centro de Belo Horizonte, MG, em busca de terra e moradia. Marcham desde as ocupações: Rosa Leão, 1.550 famílias; Esperança, 2.500,00 famílias; e Vitória, 4.000 famílias. Rosa Leão, Ocupação de nome bem significativo: Rosa, mulher lutadora do Bairro Zilah Sposito, que foi cruelmente assassinada e que deu nome à ocupação. Por sua coragem, seu enfrentamento, sua persistência e sua ternura de Rosa e força de leão, marcham às pressas para denunciar despejo de 1.550 famílias que há um ano constroem, moram e permanecem na Terra Rosa Leão. Sofrem ameaça de despejo pelas autoridades Municipais e estatais de MG.
Dias 20 e 21 de março de 2014, em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, MG, Brasil, acampados, reivindicam seus direitos: Morar, ter uma casa e não pagar aluguel, nem viver na rua. Com um ano de fixação na ocupação, cada família já economizou R$6.000,00, pois o aluguel menos caro é R$500,00 por mês.  Com esta economia, alguns já tem sua casinha quase pronta e alegres mostram a casa construída com as próprias mãos, com plantações que cantam e se alegram com as lutas dos pobres: o girassol da Charlene e a aboboreira, as cidreiras da Vanda, as cebolinhas da Ivanete. Outros têm tenda ou barracas. Deus seja louvado pelas lutas e empenho do povo das ocupações.
Irmã Idalina e Frei Gilvander lá estavam. Idalina na porta da Prefeitura com o povo acampado e Frei Gilvander enfrenta com eles a negociação diante das autoridades. Em uma Mesa de Negociação com 53 pessoas, sendo 20 a favor do povo sem-casa e 33 insistindo que tem que respeitar ordens judiciais, mesmo sendo elas inconstitucionais e injustas.
O resultado, eles expressaram ontem na Assembleia Geral lotada da Ocupação Rosa Leão:
a) Vinte dias para recadastrar todas as famílias. Pouco tempo para agilizar. Pediram dois meses, mas lhes foi negado; b) que fiquem só com as 1.550,00 famílias, não podendo mais aceitar famílias da imensa fila do déficit habitacional que só na capital mineira já ultrapassa 120 mil casas; c) Daqui há um mês mais ou menos haverá outra reunião da Grande Mesa de Negociação; d) Durante este mês não haverá despejo, disseram, mas fiquem de olho.
Prosseguir a luta. Se parar, não tem vitória. Cuidado com “espiões na área”. “Nossos direitos vêm, nossos direitos vêm...”, cantam o povo animadamente. Pátria livre! Venceremos!

Belo Horizonte, MG, Brasil, 23 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário