quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nova Esperança para as 7.500 famílias das Ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, na região do Isidoro, em Belo Horizonte. 08/10/2013.

Nova Esperança para as 7.500 famílias das Ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, na região do Isidoro, em Belo Horizonte. 08/10/2013.



No dia 07/10/2013 aconteceu uma reunião na Justiça Federal que trouxe nova esperança para as três Ocupações  Rosa Leão, Vitória e Esperança, onde vivem hoje cerca de 7.500 famílias  A reunião foi entre a Juíza responsável por mediação de conflitos e conciliação da Justiça Federal, Dra. Dayse Starling, e representantes das Ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança. A Juíza trouxe a possibilidade de reassentar parte das famílias que antes moravam em Santa Luzia e Sabará com projetos do Programa Minha Casa Minha Vida - MCMV - nessas Cidades, já que tem articulado com o Governo Federal o reassentamento das 35 vilas do anel rodoviário, BR 381 que serão removidas por conta da duplicação. Nesse caso a juíza tem  como objetivo realizar a  desocupação, mas com  reassentamento humanizado, alternativa digna, que respeite a dignidade da pessoa humana.   Entende que a questão da moradia é uma questão social e que deve ser resolvida por diversos atores,  e como agente do Estado e portanto Política, chama pra si a responsabilidade de colocar em diálogo esses atores.  Disse aos moradores que  tem acesso ao Ministério das Cidades,  que tem verba Federal disponível, e por isso irá conversar pessoalmente com a Juíza da fazenda publica municipal, Dra. Luzia Divina, onde pedirá a suspensão do despejo das Ocupações para conseguir organizar o cadastro e abrir a possibilidade de reassentamento dessas famílias. Os moradores disseram que estão sendo criminalizados e aterrorizados pela PM, e ficaram de apresentar o cadastro das famílias num prazo de quinze dias. Agradeceram emocionados a magistrada com uma nova esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário