segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A empresa GRUNTEC soltará nuvem de fumaça tóxica em Contagem, MG, até qu...



A empresa GRUNTEC soltará nuvem de fumaça tóxica em Contagem, MG, até quando? 02/9/2019.

Dia 22/8/2019, frei Gilvander Moreira, a convite de moradores do Bairro Kenedy, visitou o local onde a empresa GRUNTEC está há quase 3 anos incinerando lixo hospitalar dentro de um bairro altamente povoado, distante apenas 700 metros do CEASA/MG e, assim, está com uma chaminé exalando fumaça tóxica com dioxinas – substância cancerígena – para o povo de vários bairros de Contagem, MG. Um absurdo! Como é que pode o poder público municipal e estadual – executivo, legislativo e judiciário – deixar uma empresa submeter uma grande população a um inferno deste. Ouvimos lá depoimentos de cortar coração. Em nome do respeito à dignidade humana, princípio constitucional básico, exigimos de todas as autoridades a proibição do funcionamento de uma empresa assim que, mais do que auferir lucro, está adoecendo a conta-gotas o povo. Em respeito também ao artigo 225 da Constituição Federal que garante um meio ambiente saudável. Isso é dever do Estado garantir.
Quatro dias após, dia 26/8/2019, o sr. Olavo Alves Cordeiro, pai do Olavo Cordeiro, faleceu no hospital. Certamente as complicações pulmonares pioraram devido à fumaça tóxica exalada da chaminé da empresa Gruntec. E dia 30/8/2019 foi gravado o vídeo que mostra de forma evidente o exagero de fumaça tóxica exalando da chaminé da empresa GRUNTEC, um crime socioambiental imenso.

Empresa GRUNTEC, de incineração de lixo hospitalar, causando um nuvem de fumaça tóxica no Bairro Kenedy e adjacências, em Contagem, MG, dia 30/8/2019. Foto: Olavo Cordeiro.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Filmagem e edição amadora de frei Gilvander. Contagem, MG, 02/9/2019.
*Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário