quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Nota de Solicitação e Repúdio do Assentamento Dom Luciano Mendes, do MST, em Salto da Divisa, Vale do Jequitinhonha, MG, dia 18/01/2015.



Nota de Solicitação e Repúdio do Assentamento Dom Luciano Mendes, do MST, em Salto da Divisa, Vale do Jequitinhonha, MG, dia 18/01/2015.

Nós, famílias assentadas do Assentamento Dom Luciano Mendes, do MST, em Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha, MG (na tão esperada fazenda Monte Cristo), Já não aguentamos mais a demora do INCRA em retirar o ex-gerente, vaqueiro e os bonitos cavalos e bois do antigo dono da fazenda. Além do gado e cavalos, que só tem prejudicado nossa produção, os animais se misturam às crianças nas portas das nossas frágeis moradias.
O ex-gerente tem falado, sem pedir segredo: “Estou engordando o meu gado para vender...” Chega de tanta humilhação. Já não suportamos mais. Vamos partir para ação, em defesa de nossos direitos, já que os Órgãos Competentes e a Justiça não fizeram, em quatro meses de imissão de posse da Fazenda Monte Cristo.
A situação vai de mal a pior. Plantamos e os animais comeram. O milho, o feijão, as mudas de banana e as hortaliças já estariam produzindo se não fosse os animais. Estamos na iminência de passar fome. Quando vermos nossas crianças com fome, a nossa paciência acabará, a razão e o bom senso faltarão. Isso está muito perto, pois quem conhece a vida do/a agricultor/a sabe que se perdemos uma plantação no bom tempo, só seis meses depois, se Deus mandar de novo o bom tempo.
Será que vamos ter que fazer a justiça acontecer? Pode ser perigoso, mas quem tem fome tem pressa. Não dá mais para continuar calados, sofrendo todo tipo de humilhação e exclusão. Isto é injusto, indigno, desumano e desrespeitoso. Até quando os pobres terão que sofrer neste país?
Diante dos exposto, solicitamos uma solução urgente, seja responsabilidade do INCRA ou da JUSTIÇA FEDERAL, nós queremos que seja resolvido o problema com urgência.
Salto da Divisa, MG, 18 de janeiro de 2015.

Assinam essa Nota:
Moradores/as do Assentamento Dom Luciano Mendes, do MST, em Salto da Divisa, MG, e Comissão Pastoral da Terra (CPT).


Nenhum comentário:

Postar um comentário