quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Ato Público contra reinício de mineração em Ibirité, MG. Frei Gilvander ...




Ato Público contra reinício de mineração em Ibirité, MG. Fala de frei Gilvander e do Adv. Pedro Cardoso. Vídeo 1 - 09/12/2019.
MINERAÇÃO EM IBIRITÉ, MG, NÃO! EXIGIMOS QUE O PREFEITO DE IBIRITÉ CANCELE A DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE PARA REABERTURA DE MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO.
Após muitas lutas, após um dia inteiro de visita ao manancial Taboões, visita às crateras deixadas pela mineradora Santa Paulina ao lado do manancial Taboões, no município de Ibirité, MG, após uma longa reunião com quase todos os vereadores e com a vereadora de Ibirité, após um GT criado para elaboração de um Projeto de Lei visando preservar o meio ambiente e impedir mineração devastadora, durante reunião da Câmara de Vereadores de Ibirité, com a intenção de protegermos a Serra do Rola Moça da atividade degradadora e devastadora do meio ambiente, que é a mineração, e garantir a água, que é fonte e princípio da vida para a população de Ibirité e Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG (RMBH), ontem, dia 09 de dezembro de 2019, foi lido e apresentado na Câmara Municipal de Ibirité o projeto de lei número 058/19 (PL 058/2019), que institui a área de amortecimento do Parque Estadual Serra do Rola Moça pertencente ao município de Ibirité, como Patrimônio Hídrico e da Biodiversidade de Ibirité. Este é o primeiro de vários projetos de lei que queremos ver aprovados na Câmara Municipal com o intuito de proteger o Parque Estadual Serra do Rola Moça, uma das Unidades de Conservação mais importantes do Brasil. Esperamos que o PL 058/2019 seja aprovado o mais urgente possível. E exigimos que o prefeito William Parreira cancele a Declaração de Conformidade com a reabertura de Mineração da mineradora Santa Paulina no município de Ibirité, ao lado do manancial Taboões, e se some à posição dos vereadores e da vereadora de Ibirité por diversas vezes manifestada em favor de impedir a volta da mineração no município. Em um contexto de crise hídrica e de falta de água em vários bairros de Ibirité, de Belo Horizonte e região Metropolitana, é um absurdo e uma injustiça socioambiental imperdoável autoridades públicas autorizarem reabertura de mineração em Ibirité. O grito repetido muitas vezes durante a sessão da Câmara Municipal de Ibirité ontem pelo povo que manifestou contra a reabertura de mineração em Ibirité é: MINERAÇÃO EM IBIRITÉ, NÃO! QUEREMOS IBIRITÉ, EM MG, TERRITÓRIO LIVRE DE MINERAÇÃO! Pedimos a todos que abracem esta luta conosco, pois só com a união e a participação de todos é que venceremos esta batalha.
Assinam esta Nota Pública:
Movimento Serra Sempre Viva Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)
Centro de Documentação Eloy Ferreira (CEDEFES)
Comissão Ecologia Integral e Mineração da CNBB 

Ibirité, MG, 10 de dezembro de 2019. 

Manifestação na Câmara de vereadores de Ibirité, MG, dia 09/12/2019, na sessão em que foi lido e apresentado o PL 058/2019, que cria o Patrimônio Hídrico e da Biodiversidade na área de amortecimento do Parque Estadual Serra do Rola Moça, no município de Ibirité, na área que a mineradora Santa Paula insiste em reabrir mineração. Foto: A. Baeta.
Videorreportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI.
Filmagem: Alenice Baeta. Edição: frei Gilvander. Ibirité, MG. Vídeo 2 - 09/12/2019.
 *Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.
#FreiGilvander

Nenhum comentário:

Postar um comentário