sábado, 16 de novembro de 2019

"Preservar a Mata do Planalto, em Belo Horizonte, se tornou uma necessid...





"Preservar a Mata do Planalto, em Belo Horizonte, se tornou uma necessidade" (Frei Gilvander).

CARTA DE ENTIDADES SOCIOAMBIENTAIS DE BELO HORIZONTE EM APOIO À PRESERVAÇÃO INTEGRAL DA MATA DO PLANALTO
Nós, abaixo-assinados, representantes de entidades socioambientais de Belo Horizonte, após encontro no dia 07/11/2019 com diversas lideranças de Belo Horizonte para traçar novas deliberações em prol da Mata do Planalto, decidimos elaborar este documento que divulgaremos para a população da Cidade e nos veículos de comunicação, que tem o objetivo de cobrar das autoridades municipais, Legislativo e Executivo, particularmente do prefeito de BH Alexandre Kalil, urgência na preservação integral da área de mais de 200 mil m2, bioma de Mata Atlântica, mais de 20 nascentes, que formam o Córrego Bacuraus e deságuam no Rio das Velhas , com 68 espécies de pássaros, 78 espécies de árvores, com fauna e flora na lista de extinção. As nascentes ajudam a compor o córrego Bacuraus, um afluente do Ribeirão Isidoro, que alimenta o Rio das Velhas, uma das fontes de captação de recursos hídricos que atende à população de Belo Horizonte.
A Mata do Planalto é um patrimônio verde de BH, última área verde a ser preservada, refúgio de animais, e herança que temos a responsabilidade de garantir às futuras gerações. São 10 anos de luta dos moradores do entorno da área contra a construção de um empreendimento , e que ganhou o apoio do restante dos moradores da Cidade, de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Gesta – Grupo de Estudos de Temáticas Ambientais da UFMG, Pastoral da Terra, alguns vereadores, Movimentos ambientais e sociais (que subscritam este documento) e principalmente do prefeito Alexandre Kalil, que prometeu desde a campanha eleitoral em outubro de 2017 e em encontro com lideranças em março de 2018, preservar integralmente a Mata do Planalto.
Não podemos admitir que em nossa Cidade as construtoras tenham prevalência sobre o rumo e o uso da Cidade, porque todos têm direito a uma cidade humanizada. A ótica da especulação imobiliária não pode prevalecer sobre os direitos da população. O projeto da Construtora Direcional é construir 760 apartamentos, duas torres de 17 andares, 1300 vagas de garagem, em cima de nascentes, mata e animais, sem respeitar os anseios da população. O projeto de especulação imobiliária avançou sobre a Região Norte e a cidade não é mercadoria.
A Mata do Planalto é um oásis, onde vivem inúmeras espécies de pássaros, répteis, mamíferos como Micro Estrela, gambás e camundongos. A fauna forma corredor ecológico com a Lagoa do Nado e o Parque Lareira. A existência de áreas verdes organizadas em meio à malha urbana é importante para formar corredores que conectam os ambientes, promovendo assim a circulação de animais e a dispersão de frutos e sementes. Em Belo Horizonte, a Mata do Isidoro, a Mata do Planalto e a área de Proteção Ambiental (APA) Fazenda capitão Eduardo compõem corredores essenciais para o deslocamento da ave tucanuçu (tucano grande), um dos principais vetores de disseminação de sementes na região Norte da cidade.
A cidade que já foi conhecida como Cidade Jardim, e recebeu na gestão anterior, o título de melhor capital e a segunda melhor cidade do Brasil para se viver, estaria sistematicamente destruindo suas áreas verdes e beneficiando a atuação de construtoras e grupos imobiliários. Além da destruição das nascentes, preocupações com a crescente impermeabilização do solo, as alterações do microclima, a perda da biodiversidade, da qualidade e vida na cidade, os impactos vários devidos às vias já congestionadas na região.
O Ministério Público apresentou um estudo técnico que revela que a Mata do Planalto é bioma de Mata Atlântica, protegido por lei, tem cursos d´águas, represas, abriga fauna e flora diversa e constitui uma ilha verde numa região densamente ocupada por construções e pavimentada. De acordo com o Ministério Público, a Mata do Planalto tem papel essencial para purificar o ar, melhorar o microclima, amortecer ruídos e drenar águas pluviais.
O Plano Diretor também não garantiu cem por cento a preservação da Mata e depois de quase dois anos da promessa do Kalil, nenhuma proposta concreta ainda foi apresentada. Nos preocupa sobremaneira as eleições em 2020 e cujas relações políticas futuras podem não ser favoráveis para o Movimento Salve a Mata do Planalto.
Belo Horizonte, 13 de novembro de 2019

*Filmagem: frei Moacyr Nascimento. 16/11/2019.
*Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.
#FreiGilvander

Nenhum comentário:

Postar um comentário