terça-feira, 19 de dezembro de 2017

BAIRRO VILA NOVA, em Belo Horizonte, NÃO ACEITA DESPEJO DEPOIS DE 23 ANOS DE LUTA!

BAIRRO VILA NOVA, em Belo Horizonte, NÃO ACEITA DESPEJO DEPOIS DE 23 ANOS DE LUTA!


Hoje, dia 19 de dezembro de 2017, o povo da comunidade-bairro Vila Nova em BH, que compõem as cerca de 450 famílias moradoras do bairro Vila Nova, localizado próximo a antiga Estrada Velha para Santa Luzia (região norte de BH), em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) marcham rumo a Cidade Administrativa para participar de reunião da Mesa de Dialogo do Governo de Minas Gerais.
O hoje bairro Vila Nova nasceu no início dos anos 90, quando inúmeras famílias, sendo esmagadas pela escravidão do aluguel ou humilhação de moradia de favor, ocuparam terreno abandonado e sem função social, reivindicado por uma construtora de propriedade do ex-prefeito de Sete Lagoas/MG, Múcio Reis.
Depois de mais de 20 anos de imbróglio judicial, o processo, sem conhecimento das famílias, foi remetido a um juiz de Sete Lagoas, ao argumento de que a construtora suposta proprietária teria falido, e de forma injusta e covarde, o referido juiz, determinou à juiza da Vara de Cartas Predatórias Cíveis de BH que cumpra o despejo.
O bairro Vila Nova deixou de ser ocupação há muito tempo. Trata-se de um verdadeiro bairro totalmente consolidado, uma comunidade, lugar bom de viver e conviver. As ruas estão asfaltadas, há iluminação pública pela Cemig, serviços de água pela COPASA, energia elétrica e esgoto, o correio já entrega cartas nas residências. Não pode haver despejo. O que o poder público fará com as cerca de 450 famílias que construíram tudo que tinham neste lugar? Se durante 23 anos, nenhum governante ou juiz tomou qualquer providência para garantir o direito à moradia dessas famílias, pode haver despejo agora?
Exigimos do poder público prefeitura de BH, que declare a área do bairro Vila Nova como Área Especial de Interesse Social (AEIS) e a desaproprie para fins de interesse social para moradia popular. Cobramos providências do governador Fernando Pimentel (PT) e do prefeito Alexandre Kalil (PHS). E também cobramos do Poder Judiciário, representado nos juízos da 3° Vara Cível de Sete Lagoas e Vara de Precatórias Cíveis de BH, que revertam a decisão de despejo, pois conflito social não se resolve com despejo. Lembrem-se do que a mesma Polícia Militar que vocês enviam para fazer despejos fez com a jovem Gabi, militante do MLB, no dia 1 de maio de 2017: lhe deu um tiro na cara. Vocês acham mesmo que as famílias que construíram suas casas há mais de 23 anos aceitarão serem despejadas passivamente?
Ademais, o Poder Judiciário não tem moral alguma para determinar despejo de comunidades pobres quando, de forma inconstitucional e imoral, seus juízes recebem auxílio moradia de quase R$5.000,00 por mês.
Seguiremos o exemplo combativo do professor Dr. Fabio Alves, advogado da comunidade, que atuou em favor do bairro Vila Nova durante os anos 90 e iremos de cabeça erguida levar adiante uma grande luta em prol de nosso direito a moradia.

RESISTE BAIRRO VILA NOVA!
PROFESSOR FÁBIO ALVES PRESENTE!
O povo exige natal com moradia e paz.

Assinam essa nota:
Coordenação do bairro Vila Nova 
Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)
Movimento de Luta noa Bairros, Vilas e Favelas (MLB). 

Obs.: A reunião na Cidade ADM será a partir das 9horas, hoje, dia 19/12/2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário