terça-feira, 8 de março de 2016

RELATO DE UMA BREVE ESTADIA NAS MASMORRAS DE NOVA LIMA, MG. Por Jobert Fernando

RELATO DE UMA BREVE ESTADIA NAS MASMORRAS DE NOVA LIMA, MG.
Por Jobert Fernando de Paula

Meu nome é Jobert Fernando de Paula. Sou empregado público da CEMIG[1] há 15 anos, dirigente sindical do SINDIELETRO-MG, formando em psicologia pela PUCMinas e militante do MLB na luta pelo direito à moradia do povo sem-moradia. Fui preso no ano de 2015 por duas vezes na região de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, ambas as prisões por perseguição à nossa luta pela moradia própria, digna e adequada. Na segunda vez fui associado a uma série de crimes que não cometi e terei a oportunidade de provar em juízo, mas a forma arbitrária como fui preso (com um flagrante forjado e sem direito a fiança) me levou a conhecer e experimentar um dos piores horrores que já passei na vida, que foi o cárcere do Presídio Regional de Nova Lima.
Ao descer para o presídio, que fica no subsolo da delegacia da cidade, já senti o clima de barbárie: um corredor repleto de celas e muita sujeira, principalmente restos de comida. Os presos jogam as marmitas, garrafas e saquinhos de leite usados em alguns tambores que ficam próximos às grades das celas, mas grande parte cai no chão. Como não há uma limpeza criteriosa desse piso, uma crosta de sujeira se forma no chão e, com o tempo, o cheiro de comida azeda fica impregnado.
Antes de ser empurrado para dentro da cela, fui alertado pelo agente penitenciário que a cadeia estava "cheia" e que na cela à qual eu estava destinado havia uns 10 "vagabundos", por isso, como já eram quase meia noite, eles me deixariam dormir no pátio pra evitar que eu acordasse os outros presos. Passei a noite ali, num colchão, em um pequeno pátio a céu aberto.
Ao entrar na cela às 6 da manhã, percebi que por mais breve que fosse aquela estadia, ela seria longa. Havia apenas 6 camas no "barraco 5" (cela é barraco), mas já estavam lá 10 presos, 11 comigo. Ao entrar, sem saber onde ia ficar e nem onde colocar minhas coisas, passei  alguns segundos atônito e depois fui ajudado por um dos presos que já estava dormindo no chão. Ele me cedeu um pedaço de espuma de 50 centímetros de largura e 1 metro de comprimento, no qual eu pude me deitar com as pernas encolhidas. Durante o dia pude conhecer melhor os presos e me encontrei com um colega de infância preso por algo relacionado a tráfico (o artigo era diferente). Ele e eu éramos músicos da corporação Sagrado Coração de Jesus, em Nova Lima. Eu tocava trombone e ele, trompete. Ele me apresentou para os demais presos e durante o dia fomos conversando. Quase todos eram trabalhadores e como eu falava em coisas do mundo do trabalho (por ser sindicalista), eles me perguntavam muito sobre questões relacionadas à previdência social. Como eu estava afiado no debate sobre o fator 85/95, fiz quase que uma análise caso a caso e daí os presos me olharam com respeito. Um deles me ofereceu a cama para dormir de "valete", algo comum na prisão, mas que depende da autorização do dono da jega (cama é jega, um treliche). Não dormi mais no chão.
A cela tinha aproximadamente 10 metros quadrados, 3,3 X 3,3 metros. Era o suficiente para as 6 camas organizadas em 2 "treliches" em formato de "L", e um banheiro pequeno. A água que bebemos é a mesma que fazemos todas as outras coisas. Há uma torneira que abrimos para tomar banho e encher as garrafas de água para beber. Há racionamento de água, que é liberada de 3 a 4 vezes ao dia, durante cerca de 1 hora por vez. Nesse intervalo os presos se revezavam para se refrescarem, pois durante o dia o calor é infernal, certamente mais de 40 graus. À noite, o frio era terrível e as mudanças bruscas de temperatura me adoeceram de imediato. Além disso, não há circulação de ar nas celas. Trata-se de um subsolo, onde as celas são cercadas por paredes e por trás das paredes, terra. A única entrada de ar é o corredor central, de onde venta um pouco, vento com cheiro de comida azeda. Além disso, os presos fumam muito. E fumam até resto de fumo. Durante o dia, a cadeia é um lugar quente, úmido, mofado, com cheiro de comida azeda e cheia de fumaça. E as "tretas" entre os presos são constantes e deixa a atmosfera ainda mais tensa.
Na cela 5 não se tem direito a visita. Eles dizem que é uma cela de transição e que ali o preso fica os primeiros 10 dias. Depois ele é transferido para outra cela maior, para o convívio com os outros presos. O atendimento médico é precário. Havia um preso na cela 5 pedindo atendimento desde o primeiro dia que chegou. Ele cortou o pé no "boi" (vaso sanitário que fica no chão do banheiro, onde o preso faz sua necessidade agachado) e o corte estava inflamado há mais de 1 semana. Os agentes ofereciam no máximo uma dipirona, o que aliviava a dor física do corte e também a pressão da cadeia. Essa é uma parte importante que eu gostaria de chamar a atenção, pois está no meu campo de atuação na saúde mental: grande parte dos presos se dopa na cadeia com psicotrópicos que são liberados em larga escala pelo corpo médico da penitenciária. É muito fácil conseguir lá dentro um comprimido pra "dormir".
O atendimento jurídico, creio eu, não deve existir. Grande parte dos presos que está lá há meses são réus primários e/ou sem condenação. Como o sistema judiciário brasileiro pode permitir isso? Será possível que algum juiz ainda pensa que o sujeito ficando ali uns tempos ele irá se regenerar pagando seus pecados? Ele vai sair de lá pior, pois, castigado lá dentro, vai aprender como funciona o crime organizado. Não vou entrar em detalhes de como as coisas funcionam, pois estaria me expondo a retaliações de algum grupo criminoso que atua nas cadeias e que por ventura possa ter acesso a esse relato, mas afirmo que ao colocar os presos na vala comum do sistema carcerário, estamos simplesmente nivelando a todos para o pior tipo de ser humano. Vou dar um único exemplo.No segundo dia que eu estava preso, chegaram mais 3 presos na cela, totalizando 14 detentos. O último deles um senhor de aproximadamente 50 anos, réu primário, que trabalhava como porteiro de um prédio em Belo Horizonte e morava no Jardim Canadá. Ele foi preso por ter ameaçado a mulher por telefone e ela o denunciou. O crime foi enquadrado na lei Maria da Penha. Essa lei foi uma grande conquista das mulheres brasileiras na luta contra a violência doméstica e contra todo tipo de violência e assédio contra as mulheres. Mas alguma coisa há de ser feita para se evitar que um senhor de 50 anos, trabalhador, réu primário, que havia sido denunciado por ela há várias semanas e teve seu mandato de prisão expedido, não seja preso juntamente com homicidas, traficantes, assaltantes, ladrões de carga e outros tipos de criminosos, que nada têm a acrescentar à formação desse senhor senão torná-lo mais violento, revoltado com a sociedade e com a própria ex-mulher. Algo tem de ser feito para que o réu primário não seja nunca um reincidente e o que o sistema penitenciário brasileiro faz (e que não é novidade para ninguém) é tornar o criminoso um sujeito mais arisco às garras da lei. Relativo ao caso que exponho, o preso terá tempo integral para aprender isso no cárcere, uma vez que, condenado ou não, ele passará até 6 meses lá, como tem sido o costume do regime da penitenciária e do judiciário de Nova Lima.
Por fim, algumas considerações rápidas.
Quando estive preso, a cadeia estava com 173 presos para 95 vagas. Atualmente há mais de 200 e um início de rebelião já eclodiu no final do ano passado. Falta pouco para a "cadeia cair" e termos que contar histórias como a do Carandiru. Em Ponte Nova, MG, dia 23 de agosto de 2007, superlotação e péssimas condições levou a incêndio que carbonizou 25 presos. Os presos têm sido jogados e esquecidos no Presídio Regional de Nova Lima por meses, sem sequer serem ouvidos pelos juízes. Como a grande maioria são negros e quase a totalidade dos presos são pobres, não possuem assistência jurídica privada. Cabe aos familiares implorarem o serviço dos defensores públicos em Nova Lima, que não têm estrutura alguma para suportarem tantas demandas. A defensoria pública presente na cidade nem absorve mais demandas cíveis, pois as penais já lotam as agendas dos defensores. A constituição de Minas Gerais prescreve que em Minas deve haver 1200 defensores públicos, mas atualmente tem menos de 600. A área de Direitos Humanos, da Defensoria Pública de Minas, tem poucas/os defensores.
Finalmente, peço aos órgãos competentes que tiverem acesso a esse relato que levem em consideração a proposta de interdição ou até fechamento do Presídio Regional de Nova Lima. A menos que o caminho tomado pela (in)justiça brasileira continue sendo a trilha da humilhação, da tortura e da barbárie como formas de “recuperação”, situações como as que existem nesses calabouços só corroboram a perspectiva de que estamos investindo muito dinheiro público, fruto dos impostos da classe trabalhadora, para criarmos monstros que voltarão ao convívio social. Há formas de recuperação de infratores mundialmente reconhecidas que estão à nossa disposição, como o método da APAC (Associação de Proteção e Acompanhamento dos Condenados), que inclusive possui uma unidade em Nova Lima. Há somente 20 APACs em Minas, mas deveria ser a regra para o cumprimento das penas de cerceamento do direito de ir e vir. É estúpido pensar que vamos fazer alguém se tornar melhor torturando-o 24 horas por dia durante meses e até anos. E há maneiras de se evitar esse índice alarmante de explosão demográfica carcerária, que perpassa pela disputa dos nossos jovens, das crianças pobres das periferias, como se fossem nossos filhos e não futuros condenados. Mas esse já é outro debate.
PS: hesitei muito em escrever esse relato. Mesmo fazendo uma análise científica da minha estadia e tendo clareza da questão política que envolvia minha prisão, acho que esse é o tipo de situação que as pessoas não querem reviver nem por memória.
Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil, 08 de março de 2016.
Jobert Fernando – jobaobao@hotmail.com




[1] Centrais Elétricas de Minas Gerais - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário