terça-feira, 14 de janeiro de 2014

XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 11/01/2014, na Diocese do Crato no Ceará: Cantoria das CEBs no Caldeirão do beato Zé Lourenço. 08/01/2014.

XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7  11/01/2014, na Diocese do Crato no Ceará: Cantoria das CEBs no Caldeirão do beato Zé Lourenço. 08/01/2014.


XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com padre Manfredo de Oliveira. 08/01/2014.

XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com padre Manfredo de Oliveira. 08/01/2014. 


XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com a profa. Dra. Raquel Rigotto da UFCE (1ª parte). 08/01/2014.

XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com a profa. Dra. Raquel Rigotto da UFCE (1ª parte). 08/01/2014. 


XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com Roberto Malvezzi, o Gogó. 08/01/2014.

XIII Intereclesial das CEBS, em Juazeiro do Norte, CE, de 7 a 11/01/2014: Análise de Conjuntura com Roberto Malvezzi, o Gogó. 08/01/2014. 


XIII Intereclesial das CEBs, no Juazeiro do Norte, CE: Análise de Conjuntura com Raquel Rigotto (2a parte). 08/01/2014.

XIII Intereclesial das CEBs, no Juazeiro do Norte, CE: Análise de Conjuntura com Raquel Rigotto (2a parte). 08/01/2014.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Natal com Jesus a partir dos magos. Texto de frei Gilvander. BH, 20/12/2013.

Natal com Jesus a partir dos magos.

Gilvander Luís Moreira[1]

No Evangelho de Mateus, em Mt 2,1-12, está a narrativa da visita de magos a Jesus, passagem exclusiva das comunidades de Mateus. Para Mateus foram os magos os que por primeiro experimentaram a chegada do divino no humano. O Evangelho de Lucas, ao invés de falar de magos, fala de pastores (Lc 2,1-20). Quem são esses magos? O texto só diz que eles vêm do Oriente, de onde o dia nasce e a vida recomeça. Os magos são pessoas sábias, porque viram a estrela que indicava o nascimento do “rei dos judeus”. Os magos têm intenções contrárias às do rei Herodes, que ficou alarmado e junto com ele toda a cidade de Jerusalém. Nem pela consulta às Escrituras Herodes, os sumos sacerdotes e os escribas se dispõem a reconhecer o divino no humano que acaba de nascer. Acontece então uma oposição muito significativa: aqueles que detêm o conhecimento e o poder da religião oficial ignoram a presença do divino em Jesus, criança pobre, sem-terra e sem-casa, enquanto pessoas de outras culturas e práticas, que inclusive seriam condenadas pela lei judaica, como a consulta aos astros, reconhecem o nascimento daquele que iria testemunhar um caminho de libertação-salvação e, por isso, vêm ao seu encontro.
Os magos identificam a estrela que indica Deus se humanizando em/a partir de Jesus. É interessante que depois que os magos saem de Jerusalém a estrela reaparece e os conduz até o lugar em que estava o menino. Curioso é que a estrela desaparece quando os magos chegam a Jerusalém, a capital, o centro político, econômico e religioso! Mas não adianta buscar esta estrela no céu. O texto faz uma ligação entre as atividades dos magos e a estrela que, segundo a tradição judaica, deveria indicar o surgimento do messias. Assim se lia naquela época o texto de Números 24,17: “um astro se levantará de Jacó e um homem surgirá de Israel”.
Depois de reconhecerem e admirarem o menino e de lhe oferecerem presentes, os magos retornam por outro caminho a sua terra. Diz o texto que eles foram avisados “em sonho” para que não voltassem a falar com Herodes. A missão de Jesus é testemunhar um caminho de libertação-salvação para/com todos, inclusive os pagãos, representados pelos magos. Mt 2,1-12 tem duas partes: Mt 2,1-5 e Mt 2,7-12. O v. 6 é o elo de ligação.
Em Mt 2,1-12 temos Herodes contra Jesus, Jerusalém contra Belém. Para os magos, estrangeiros do oriente, Jesus é "rei dos judeus" (Mt 2,2). Os magos reconhecem o poder alternativo nascido em Belém (etimologicamente Betlehem, em hebraico, significa Casa do Pão), cidade do pastor Davi, que organizou os injustiçados da sociedade para lutar por um governo justo. O verdadeiro rei dos judeus não é violento como Herodes, é um recém-nascido, nascido sem-terra e sem-casa. Segundo o 4º Evangelho, o de João, o nascido na “Casa do Pão”, se tornou Pão da Vida para todos. Os magos intuem com sabedoria que o poder alternativo, democrático, participativo e popular vem da periferia, dos excluídos, dos pequenos. A estrela que guia os magos representa as intuições mais puras e os anseios mais profundos da humanidade sedenta de justiça, paz e fraternidade.
Os magos vêem o "menino com sua mãe". O gesto de reconhecimento é acompanhado da oferta do que há de melhor em seus países: ouro, incenso e mirra. Para os cristãos da época da Patrística, os presentes oferecidos simbolizam a realeza (ouro), a divindade (incenso) e a paixão de Jesus (mirra). Primeira atitude dos magos foi doar-se a serviço do Salvador (= prostram-se) e, em seguida, põem à disposição de Jesus o melhor do que eles possuem, seus dons.
Mais importante do que discutir se os magos eram astrólogos ou se eram astrônomos, é perceber que eram estrangeiros, sábios, perspicazes e muito sensíveis para captar a divindade de Deus se revelando na humanidade mais frágil.
Herodes, o rei sanguinário e opressor, tremendo de medo de perder o seu poder, tentou cooptar os magos secretamente, tentou obter informações que o ajudasse a liquidar a vida frágil. Herodes mentiu, fez propaganda enganosa, para tentar descobrir onde estavam as forças de subversão ao seu poder tirânico. Mas as forças de vida - o divino no humano - foram mais espertas fazendo os magos voltarem por outro caminho e assim driblaram a armadilha de Herodes.
Os magos voltam por outro caminho, com sabedoria. Atualizando uma profecia, isto é, fazendo midrash, Mt 2,12 recorda o profeta anônimo de 1Rs 13,9-10: "Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água e não voltarás pelo caminho por onde foste. E foi-se por outro caminho e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel".
Os magos romperam de uma vez por todas com Herodes, rei opressor, e com Jerusalém, cidade tratada como se fosse uma empresa. O sonho dos magos é a inspiração de que do poder opressor nada nasce de bom para a sociedade. Os magos souberam mudar suas perspectivas e sonhar um mundo novo. Experimentaram que um mundo diferente é necessário e possível e, por isso, deve ser construído.
Celebrada dia 06 de janeiro, a festa da Epifania, dos santos reis, nos ensina a olharmos o mundo atentamente com benevolência, a sentir com o coração aberto e, com mãos solidárias, percebermos que Deus está fazendo brilhar sua beleza no meio dos pobres e dos desprezados. Aliás, o que acontece não é propriamente uma Epifania, mas uma Diafania. Em grego, epifania significa manifestação de Deus sobre, enquanto em grego, diafania significa o brilho de Deus que perpassa e permeia tudo. Ou seja, tudo é sagrado. A luz e a força divina permeia e perpassa tudo.
Em uma perspectiva feminista, devemos perguntar: Já imaginou se os Magos fossem mulheres magas? O que teria acontecido? Elas não teriam pedido informações a Herodes, mas às crianças, prediletas de Jesus. Teriam chegado a tempo. Ajudariam no parto, cuidariam do menino, limpariam o estábulo, fariam o jantar. Além disso, teriam trazido presentes práticos e o mundo viveria em paz.
Mas ainda está em tempo de construirmos um mundo de justiça e paz para/com todos e tudo que integra a sinfonia da vida. Que nesse Natal e na virada do ano possamos revigorar em nós o desejo e o compromisso de viver e conviver de um jeito parecido com os magos do oriente ou como os pastores de Belém (Lc 2,1-20), que eram os impuros e injustiçados da sociedade, mas foram eles que por primeiro, segundo o Evangelho de Lucas, perceberam que o divino está nos visitando. Que não sejamos cúmplices dos Herodes de plantão!
Belo Horizonte, MG, Brasil, 20 de dezembro de 2013.





[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma; Doutorando em Educação pela FAE/UFMG; assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina; conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Minas Gerais – CONEDH; e-mail: gilvanderlm@gmail.comwww.gilvander.org.brwww.freigilvander.blogspot.com.br - www.twitter.com/gilvanderluis - facebook: Gilvander Moreira